Comunidade, Eventos, JBoss

JBoss In Bossa 2011: eu participei!

Acontenceu no último Sábado (08/10/2011) aqui em Brasília mais uma edição do maior evento da comunidade JBoss no Brasil (JBUG Brasil) – JBoss In Bossa 2011.

JBoss In Bossa

Em sua segunda edição o evento ofereceu um excelente grade de palestras abordando vários projetos mantidos pela comunidades JBoss.ORG. Grandes nomes da comunidade Java marcaram presença no evento apresentando as últimas novidades dos mais importantes projetos que compõe a JBoss Project Matrix.

O evento possui carater estritamente técnico e suas palestres priorizam a demonstração prática das últimas novidades dos projetos e ferramentas abordadas. Nessa edição contamos com incríveis Demos apresentadas com muita propriedade pelos palestrantes.

Nesta edição também tive a oportunidade de participar do evento como palestrante apresentando as novidades da solução de gerenciamento e monitoramento  RHQ com a palestra “RHQ 4 Gerenciamento efetivo de servidores JBoss“.

Nesta apresentação demonstramos, além das principais características da ferramenta, duas funcionalidades que foram bastante comentadas no evento. A primeira foi a capacidade do RHQ de notifcar alertas disparados pela ferramenta usando uma conta no Twitter.

@JBossInBossaRHQ

A outra demo mostrou o RHQ realizando uma chamada SIP para um Softphone notificando sobre um alerta disparado devido a uma condição específica configurada no subsistema de alertas do RHQ. Essa demo fez uso da solução de comunicação Mobicents que se trata de um projeto 100% Open Source  e executa sobre a plataforma Java.

Mobicents

O RHQ é uma incrível solução de gerenciamento e monitoramento para servidores de aplicação JBoss. Essas e outras funcionalidades só são possíveis devido à sua arquitetura extensível que permite criar Plugins para agregar a ferramenta com as mais diversas capacidades de gerenciamento e monitoramento de software e sistemas. Ainda quero escrever mais sobre o RHQ aqui no Blog. Aguarde novos posts…

Em suma foi um grande evento da comunidade Java/JBoss em Brasília. Uma ótima oportunidade para conhecer e interagir com grandes nomes do Java e da comunidade JBoss no Brasil. Para quem não pôde comparecer os slides das palestras estão disponíveis no site oficial do JBossInBossa. Acompanhe também a repercussão do evento no twitter através da hash tag #JBossInBossa.

Aguardemos a próxima edição do evento!

Até a próxima 😉

Anúncios

2 comentários sobre “JBoss In Bossa 2011: eu participei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s