Curiosidades, Dicas, Java

Onde obter versões antigas do Java (JDK e JRE)

A plataforma Java é uma tecnologia bastante madura e bem antiga. De acordo com a página Java Version History no Wikipedia a primeira release (1.0) do Java Development Kit (JDK) data de Janeiro de 1996. Com uma trajetória tão longa e com sucesso comprovado no mercado corporativo não é raro nos depararmos com projetos em plena execução em versões antigas dessa plataforma.

“Volta e meia” precisamos baixar uma versão antiga da JVM para realizar testes ou preparar um ambiente semelhante ao atual ambiente de execução do projeto. Mas, onde podemos obter versões oficiais e específicas do Java (JVM, JRE, bibliotecas, etc)? As versões mais antigas eram mantidas pelo “falecida” Sun Microsystems. Bem, existe uma página que faço questão de manter em meus Favoritos. Trata-se da página “Oracle Java Archive“. Nela é possível obter todas as versões antigas da plataforma Java Standard/Enterprise Edition, inclusive bibliotecas depreciadas.

oraclejavaarchive

Ninguém gosta de lidar com velharia. Mas pra quem lida com consultoria em plataformas “maduras” como o Java isso é quase inevitável.

Abraço.

Anúncios

2 comentários sobre “Onde obter versões antigas do Java (JDK e JRE)

  1. Rafael, preciso de uma versão Java 6 (pode ser a última 6) para fazer um teste com o programa emissor de NFE da Sefaz SP. A versão 7 está dando problemas com a identificação do Certificado Digital. Só que o Java Archive está retornando erro como se a página não existisse.
    Veja bem: Abro o Java archive, identifico a versão desejada: 6.45 runtime enviromnment para Windows x86 (32 bits). Aceito o contrato e clico na versão. Ele retorna inexistente.
    Por acaso V. não tem um pacote baixado e guardado no SEU Java Archive pessoal?

    Ulisses Bruder Junior
    Maringá-PR

    1. @Ulisses você precisar possuir uma conta cadastrada no portal da Oracle para realizar o download. Verifique se você possui uma Oracle Account. Se não crie uma através deste link: http://goo.gl/7AogR

      Acabei de fazer o download da JRE -6u45 para plataforma Windows x86 conforme você menciona e funcionou normalmente pra mim aqui. O arquivo baixado foi jre-6u45-windows-i586.exe com 17.1MB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s