JBoss, Middleware

Montando um ambiente JBoss EAP 6 (Domain Mode) com Monitoramento e Gerência

Recentemente resolvi escrever um roteiro de como implementar um ambiente para hospedar aplicações corporativas desenvolvidas em JavaEE utilizando o Red Hat JBoss Enterprise Application Platform 6.

O ambiente proposto nesse roteiro utiliza uma stack inteiramente Red Hat. Existem vários roteiros disponíveis pela Internet utilizando as versões Community dos produtos JBoss Middleware: Wildfly, RHQ, Fedora etc. Eu particularmente recomendo um excelente roteiro escrito pelo colega Maurício Magnani em seu blog JBoss Divers:

A motivação de escrever “mais um” roteiro sobre este tópico surgiu após a realização de algumas Provas de Conceito (PoC) envolvendo a versão Enterprise dos Produtos JBoss fornecidos e mantido pela Red Hat.

Após escrever o roteiro decidi torná-lo público de forma a ajudar outros profissionais com interesse em experimentar um ambiente utilizado o JBoss EAP.

O ambiente proposto no roteiro utiliza o modo Domain do JBoss EAP 6 que permite a implantação e o provisionamento de instâncias do Servidor de Aplicação de forma distribuída em vários Hosts. Oferecendo ainda uma administração centralizada através do componente Domain Controller. O ambiente também contempla um servidor web que atua como proxy reverso e balanceado de carga para requisições Htttp utilizando o mod_cluster, bem como a parte de monitormaento e gestão do ambiente utilizando o JBoss Operations Network.

Enfim, o roteiro está disponível em meu repositório GitHub chamado asciidocs.Utilizei o formato texto AsciiDoc para escrever o documento, pois considero um formato simples, fácil de compartilhar e manter e extremamente portável. Textos em AsciiDoc podem ser convertidos em diversos outros formatos: html, pdf, ePUB, DocPub etc.

Para renderizar o documento asciidoc utilizo a ferramenta AsciiDoctor. Veja o resultado do documento no formato html5 na imagem abaixo

AsciiDoc convertido para HTML5 utilizando o AsciiDoctor
AsciiDoc convertido para HTML5 utilizando o AsciiDoctor

Sinta-se a vontade para clonar o texto disponível no GitHub e compor sua própria documentação!

Por se tratar de um documento texto o asccidoc pode ser editado em qualquer editor de texto. Eu particularmente utilizei um editor de texto moderno chamado Atom editor. Esse editor foi criado pelo time do GitHub e possui inúmeras funcionalidades e plugins. Veja o Atom com o plugin do AsciiDoctor

Atom editor com plugin do AsciiDoctor instalado.
Atom editor com plugin do AsciiDoctor instalado.

NOTA: para utilizar a ferramenta AsciiDoctor é necessário instalar o suporte ao Ruby em seu ambiente.

Anúncios

2 comentários sobre “Montando um ambiente JBoss EAP 6 (Domain Mode) com Monitoramento e Gerência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s